GALERIA


Atual Diretoria do EC 21 de Abril - Biênio 2011/2012

Luiz Carlos Faques(Presidente), Cássio Ribeiro Marsiglia (Vice-Presidente),  Carlito Alves (1º Tesoureiro),  Aparecido Dias Barbosa (1º Secretário)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rol dos principais Presidentes e Diretores do Clube:


Na ordem:
Claudionor de Albuquerque, Salvador Hidalgo, José F. Vasconcelos, Arthur Valezzi, Miguel Matias(Miguelito), Icto Gomes, Francisco de Souza (Chico), Josias F. Viana, José Baixinho,  Antonio de Assis, Diogo Garcia, Cássio R. Marsiglia, Delcy Carvalho, Versi Dias Madureira(Escurinho), José Hamilton do Nascimento(Jaboti), Agostinho Valota, José Cassiano da Silva, Cauby Barbosa, Joel Cassiano da Silva, Vicente Freire da Silva, Odailton Cesar dos Santos,  Edvaldo dos Santos(Banana) e Luiz Carlos Faques (Carlinho Voador).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os 40 melhores atletas do Clube:




Na ordem:
Nica, Renato, Cassiano, Angelo, Ló, Porquinho, Amancio, Reis. Daniel Bauru, Aguilera, Cotia, Gilberto, Carlito, Zé Côco, Levi, Carlinhos, Bolão, Pacau, Cidinho, Pelezinho, Marciano, Izaias Macaco, Oswaldinho, Gato, Darinho, Vadê, China, Silvan, Ticão, Benites, Ricardo, Vando. Zé Rosa, Ercilio, Armando, Mariapolis, Nelson Preto, Tião Deodapolis, Fogueira e Cachopa.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


domingo, 22 de abril de 2012


Diretoria do EC 21 de Abril Master, faz homenagem ao incansável atleta Cotia por sua despedida dos gramados (21.04.2012)

A Diretoria do 21 de Abril Master homenageou o atleta Cotia pela sua dedicação e fidelidade ao Clube nestes 50 anos de existência. 


Cotia,  foi um atleta exemplar como também diretor do clube em várias oportunidades. Mesmo distante sempre participou  de todos os eventos da agremiação.


Sua despedida dos gramados vai nos deixar muitas saudades, mas temos certeza que o seu coração será eternamente da equipe colorada fatimasulense, pois, foi aqui que viveu a maior parte de sua juventude, sempre defendeu as cores da equipe cinquentenária da cidade Favo de Mel e  com certeza aqui conheceu os seus melhores amigos.

Parabéns Icto! Parabéns Cotia




-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 1 de abril de 2012
Marciano, um craque que ficou na história do EC 21 de Abril.

No detalhe, já com a camisa do Ubiratan EC
A CARREIRA
Marciano nascido em 27/11/1947, na cidade de Guaíra-Pr, ainda jovem, iniciou a sua carreira como atleta de futebol na equipe de Loanda-Pr, posteriormente foi para a cidade de Ivinhema jogar na equipe da Someco, onde teve a oportunidade de jogar ao lado do atleta/cantor José Rico. Depois de uma temporada em Ivinhema foi para a cidade de Batagassu jogar na equipe do Grêmio Esportivo Bataguassulense; de lá seguiu para a cidade de Presidente Epitácio interior de São Paulo, atuou por vários anos na equipe do Epitaciano aonde disputava as partidas no Estádio Beira Rio. Jogou ao lado atletas famosos da época: Geraldão (Corinthians), Waltinho (Francana), Carala (Goleiro do Prudentina) e muitos outros.  Indicado por atletas e outros diretores, foi contratado pelo 21 de Abril no ano de 1970. No ano de 1973 foi transferido para o Ubiratan EC da cidade de Dourados (disputou vários campeonatos estadual da 1ª divisão).

A ESTRÉIA
O semblante de Claudionor de Albuquerque (Presidente) era de pura felicidade após uma partida de futebol entre o EC 21 de Abril e o EC Vasconcelos da Linha do Barreirão, pelo Campeonato Douradense de Futebol lá pelo início dos anos 70. Lógico, não podia ser diferente, porque a equipe colorada fatimasulense tinha acabado de vencer esta partida pelo placar elástico de sete a zero.

Claudionor, além da felicidade de ganhar a partida, tinha mais um detalhe, estava estreando na equipe o tal de Marciano que há poucos dias tinha chegado da cidade de Presidente Epitácio contratado pelo 21 de Abril.  Simplesmente fez cinco lindos gols dos sete a favor da equipe colorada. Após a partida, muitos torcedores curiosos já se aglomeravam em volta do vestuário para saber a respeito do atleta, que encantou a todos na sua primeira partida na equipe. Todo orgulhoso Claudionor respondia: – Eu que busquei o atleta; outros diretores pegavam uma carona e diziam que tinham ido juntos também, e assim por diante... Na realidade, foram os diretores Icto (Cotia) e José Hamilton (Jaboti) que buscou o atleta na cidade paulista. Naquela ocasião, ninguém imaginaria que estava nascendo à história de um dos mais notável e importante atleta que vestiu a camisa do EC 21 de Abril de Fátima do Sul.

Após os acontecimentos do domingo; segunda-feira nas equinas, nos botecos e nas rodas de bate-papos esportivos, a conversa era uma só: “este Marciano joga muito, é liso igual a um quiabo, é um craque, este o 21 acertou..." E assim o papo foi se consumando. logo em seguida, Claudionor, Cotia, Jaboti, Arthur Valezzi e outros diretores davam as explicações sobre o atleta.

UMA PARTIDA INESQUECÍVEL
Num desses encontros em que os diretores querem testar a “bolerada”. A diretoria do 21 de Abril resolveu acertar um amistoso frente a uma equipe da primeira divisão do Futebol do Mato Grosso (antes da divisão do estado). Tinham várias equipes importantes no estado: Dom Bosco, Mixto, Operário, Comercial, Ubiratan e SEI. Com este último o 21 acerta o amistoso, o representante campo-grandense tinha atletas conhecidos como Sabará, Pagão, Zé Coco e muitos outros... Por outro lado o 21 dispunham de alguns craques Cotia, Vando, Gato, Mariápolis, Pacau e Marciano.  Logo os cartazes foram se esparramando pelos cantos da cidade e o Alto Falante do Sr. Cleyton Diniz anunciava o dia da partida entre 21 de Abril  e a  SEI-Sociedade Esportiva Industrial da cidade de Campo Grande.

Chegou o dia!  A apaixonada torcida colorada lotou a pequena arquibancada do estádio Manfredo Alves Correa.  Lembro como se fosse hoje, curioso, presenciei os atletas profissionais da SEI hospedado na Cantina Hotel A Portuguesa e vi alguns atletas tirando “um sarrinho” na pequenina cidade e na equipe do 21 de Abril. Já no estádio, a equipe visitante faz todo aquele aparato (aquecimentos etc.) de equipes profissionais antes de um jogo – mas para pressionar o adversário do que pra tirar proveito. Enquanto que, a tímida equipe do 21 se trocava no vestuário com certos diretores dando alguns palpites junto ao técnico; que não lembro quem era, bom, isso não importa.

Começa a partida, logo o atleta Marciano dá o seu cartão de visita com uma matada no peito daquelas que só ele sabia fazer e dá um drible desconcertante no oponente. A SEI abre o placar, em seguida faz dois à zero; Marciano começa fazer jogadas vibrantes, Pacau dá uma ajuda e faz um lindo gol pela ponta esquerda (meio escanteado), com isso, o 21 cresce na partida, Marciano faz o segundo gol e empata a partida na primeira etapa.

Na segunda etapa as duas equipes retornam com a mesma formação. A SEI já retorna assustada com a equipe do 21 de Abril; seu técnico solta a garganta com seus pupilos, dizendo: - Vamos perder aqui!  Tenho certeza que o "Branco" escutou daí você já sabe: “é mesma coisa, que cutucar maribondo com vara curta”.   A equipe visitante faz mais um gol numa falha da defesa, daí pra frente só deu 21. O centroavante fatimasulense só não fez chover nesta partida – foi lindo demais.  Marciano novamente faz um lindo gol e empata a partida. Só não ganhou por circunstância do futebol. Placar final 3 a 3. A torcida colorada fatimasulense ficou toda orgulhosa com o resultado.

O DESTINO
Diante de tudo isso, os diretores da SEI elogiaram a equipe e principalmente o atleta Marciano. Chegaram a conversar sob quais as possibilidades de transferência do atleta para a cidade morena; com certeza os diretores do 21 não gostaram da ideia e ficaram no anonimato. Após o período de quase três anos no 21 de abril, ele foi transferido para a equipe do Ubiratan no ano de 1973. Jogou também em outras equipes douradense, encerrando a sua carreira como atleta no Saudade EC nessa mesma cidade.

Marciano Melgarejo, hoje, vive na cidade de Dourados, é reconhecido também pela mídia douradense como um dos principais craques que pisou nos gramados douradense. Vive de aposentadoria pelos serviços prestados no funcionalismo público municipal; casado com a Sra. Dirce Camargo Melgarejo, os quais obtiveram as filhas Milene e Márcia (in memorian).

“Parabéns Magrão! Parabéns Branco! Parabéns Marciano!”


Por Carlito Alves
Colaborou com a biografia Icto Gomes (Cotia)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
quarta-feira, 14 de março de 2012
Homenagem ao ex-presidente "Zé Cassiano" (in memorian)
O EC 21 de Abril preste a completar seu quinquagésimo aniversário, através da sua diretoria, faz esta pequena homenagem ao ex-presidente do clube José Cassiano da Silva; mas conhecido no nosso meio como "Zé Cassiano". Digamos pequena esta, mas de grande significado no coração de todos aqueles que conviveram com o mesmo.

Ele foi por duas vezes presidente e outras diretor do EC 21 de Abril, onde se destacou pelo companheirismo, dedicação e por sua paixão pelo clube. Quem conheceu "Zé Cassiano" sabe que ele deu a vida pelo 21 de Abril. Mesmo em momento de difícil situação em sua vida, não se entregou, não medindo esforços e a qualquer custo segurou a peteca. Pois, comandou de forma brilhante os mandatos em que lhe fora confiado (em épocas de escassez dos sócios do clube). Isso traz um significado importante para a memória do clube. Sentimo-nos por tudo o que ele fez ao 21 de Abril e ao desporto fatimasulense.

Nascido em Serra Talhada no Pernambuco em 06/01/1936. Veio para o Mato Grosso (como era chamado o estado na época), ainda jovem. Um apaixonado pelo futebol, desde quando residia na linha do Proteirito 1ª zona,  participava como árbitro e comandava as equipes amadora e infanto/juvenil daquela localidade. Desanimado com a lavoura, mudou-se para a cidade Favo de Mel. Envolvido no meio esportivo, logo conheceu alguns amigos esportistas e ingressou no 21 de Abril.

Casado com a Sra. Julia Brito da Silva, pai de  seis filhos: Jerenice, Joceni, Janeci, Josias, Joel e Josuel (Cassianinho).  Estes três últimos filhos, foram atletas do “21 de Abril”.

Tantas histórias foram degustadas com o passar do tempo. Cassiano pessoa humilde, calmo e de um linguajar arrastado pelo seu vocabulário até certo ponto desconhecido, nos leva ao passado... Suas expressões mais conhecidas no meio eram: "prumodi de que, calçar o estomago, fazer uma rabutainha e etc.” . Com esta simplicidade e pureza, ele agregava com facilidade a amizade com sócios, atletas e com outros desportistas em geral.

Aos sessenta e quatro anos muito debilitado com doença, veio a falecer no dia 5 de março no ano de 2000. Cassiano foi também um companheiro inseparável do inesquecível Agostinho Valota, que hoje também,  não mais se encontra em nosso meio. Esta dupla fez muito pelo EC 21 de Abril e com certeza está desfrutando desta amizade e aplaudindo de forma brilhante, no andar de cima,  o quinquagésimo aniversário do clube.

"A atual diretoria do 21 de Abril, expressa hoje esta homenagem, com um sentimento de profundo satisfação e reconhecimento pelo árduo e majestoso trabalho desenvolvido pelo ex-presidente”.

Por Carlito Alves
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

50 anos do Esporte Clube 21 de Abril de Fátima do Sul, por Claudia Capilé e Wagner

Fátima News com Claudia e Wagner
Foto: Acervo Maria José dos Santos (Zezé)
Equipe feminina do Esporte Clube 21 de Abril em Fátima
Equipe feminina do Esporte Clube 21 de Abril em Fátima

Nem só de lideranças politicas influentes no cenário estadual é feita a história de Fátima do Sul. Outros aspectos foram destaques neste município que se originou do projeto de colonização implantado pelo governo Getúlio Vargas, a partir de 1943 no antigo sul de Mato Grosso.Grupos musicais, artistas plásticos e diversos outros segmentos tiveram oportunidades para se destacar nessas terras, no entanto uma paixão nacional, o futebol, foi uma das modalidades esportivas mais emblemáticas da cidade Favo de Mel.
Vários times surgiram como o Náutico Futebol Clube no ano de 1957, que tinha como presidente o desportista Salvador Hidalgo e em 1962 o Esporte Clube 21 de abril, muitos jogadores desta época ainda residem em Fátima do Sul como: Barrerinho, Osmar Sena, Carlito, Nilson Prado, Vade, Mariapolis, Ercílio, Jorge Caetano, Dedé, Carlinhos Faques entre outros.

Os treinos e os campeonatos aconteciam no campo do Katira onde hoje é o CAIC, até a construção o estádio Manfredo Alves Corrêa, ou 21 de Abril, num terreno doado por Emilio Valota. O time era mantido por cooperativas onde os dirigentes sócios ajudavam entre si com vendas de rifas e mensalidade dos sócios.

O Esporte Clube 21 de Abril viveu momentos de glória. Pelo município de Fátima do Sul passou jogadores que se destacaram fora do município e do estado como: Antonio Carlos (Comercial de Campo Grande MS), (Guarani de Campinas e Nacional de Manaus), Carlos Silva (Mato Grosso) e Marciano (Dourados).

Treinadores e Orientadores deram sustentabilidade ao esporte Clube 21 de Abril muitos desses também eram jogadores como Valdecir Xará, Marciano, Mariapolis, Gilberto Amaral e Cutia. Os treinadores : professor José Harfouche, professor Gamarra e os técnicos Lino e Demétrios.

O futebol é apaixonante, por isto o futebol é arte, ou seja, aquilo que transcende a lógica. Neste texto queremos trazer boas recordações á todos que passaram pelo EC 21 de abril, vestindo a camisa vermelha e branca jogando ou torcendo.
O universo do futebol é caracterizado desde sua origem, como um espaço eminentemente masculino, mas até na historia deste cinquentão fora diferente, pois vencendo preconceitos no auge do Esporte Clube 21 de abril a equipe também teve momentos maravilhosos com sua equipe feminina.
Neste momento histórico onde amigos se reencontram para celebrar seus cinqüenta anos numa partida de veteranos, conclamamos aos apaixonados pelo futebol uma boa oportunidade para unir esforços para reformar e reestruturar o Estádio Manfredo Alves Corrêa e oxalá transformarmos em patrimônio histórico da nossa cidade.

* Por Claudia Coutinho Capilé e Wagner Cordeiro Chagas
Professores na rede Estadual em Fátima Do Sul 


-------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Demétrio um técnico que deixou história no esporte de Fátima do Sul-MS
Na década de 70 o EC 21 de Abril estava empolgado com sua equipe. A cidade vivia momentos bons na sua economia; os torcedores estavam fanáticos pelo clube de seu munícipio; a rivalidade era grande com os municípios vizinhos; isto tudo, fez com que a diretoria do EC 21 de Abril formasse uma grande equipe amadora para fazer frente às equipes das cidades de Dourados, Rio Brilhante, Vicentina, Glória de Dourados, Caarapó, Deodápolis, Ivinhema, Nova Andradina e muitas outras. E para que isto acontecesse era necessário à contratação de um novo técnico de futebol, pois, na época a cidade não disponha de um técnico com qualidades para comandar a equipe vermelha e branca.

A diretoria pensou, pensou e consultou a família Amaral (recém-chegada a cidade) das possibilidades de indicação de um técnico para comandar o elenco do 21 de Abril. A resposta foi imediata por parte dos atletas Fausto e Gilberto Amaral, em contratar uma pessoa conhecida por nome de Demétrio, que estava residindo no interior do Paraná na cidade de Loanda. Não demorou muito, o tal treinador já estava de mala pronta para partir até cidade de Fatima do Sul e, em poucos dias o técnico Demétrio e o 21 de abril já acertavam as bases contratuais.

Daí pra frente, todos passaram a saber da história da figura legendária com quem a cidade pode conviver. Aos poucos a cidade foi conhecendo o tal treinador e familiarizando com o mesmo. Para alguns Sr. Demétrio e para outros Velho Demétrio, Negrão Demétrio e etc...  Muitos achavam que ele não era um técnico de qualidades técnicas refinadas, mas, por outro lado, a sua conduta com relação à disciplina foi o fator primordial para engrenar a equipe. As histórias ao longo do tempo foram se degustando com o técnico "linha dura" que, mesmo o atleta estando fora das quatro linhas, não podia olhar de "cara-feia" ou lhe tirar um "sarinho" que as coisas mudariam na escalação do time, na preleção e com o seu relacionamento. Este era o Velho Demétrio que todos conheciam!


Velho Demétrio, um "negrão" de personalidade forte e essência de criança; é o relato daquelas pessoas que conviveram com ele mais amigavelmente. Pessoa de fácil amizade e honesto com suas atitudes. Gostava de um "roxinho" (vinho), de ser elogiado por diretores do clube e também gostava de ser presenteado com doações de parentes de atletas. Mesmo em um caso de desvio de conduta na cidade que abalou a todos, ele não se abateu e seguiu em frente e,  os relatos foram se esboçando no conteúdo da sua história vivida no esporte desta cidade.
Francisco Demétrio de Souza, também foi técnico de outras agremiações na região e já com idade avançada retornou às suas origens e muito debilitado com sua doença (diabetes), veio a falecer por volta dos 82 anos de idade na Casa dos Idosos São Vicente de Paula na cidade de Palmital no interior de São Paulo,  no dia 28 de março de 2010. Muitos amigos lhe visitavam no internato e ele ainda relembrava dos atletas, dos amigos e dos momentos vivenciados no EC 21 de Abril de Fátima do Sul.


Na foto acima, ainda quando era atleta na equipe do EC Ebirarema-SP (no detalhe junto com o amigo Cotia).

Por Carlito Alves.



--------------------------------------------------------------------------------------







Obrigado por ter acessado este Blog.


O EC 21 de Abril-Master de Fatima do Sul, agradece pela a sua visita a este Blog.