domingo, 8 de janeiro de 2012

O Cantor José Rico já defendeu as cores do E.C. 21 de Abril, veja texto na íntegra


ZÉ RICO - CANTOR BOM DE BOLA
     São José do Belmonte, pequenina, porém cativante cidade do interior de Pernambuco, estado mais importante do Nordeste brasileiro, viu nascer ZÉ RICO (José Alves dos Santos), um apaixonado fã do futebol e cantor de primeira linha da festejada música sertaneja, no dia 29 de julho de 1944.
    Aos 10 anos, acompanhando os pais, mudou-se para São Paulo. Passou a adolescência e parte da juventude trabalhando duro em frentes de serviços do governo paulista para sustento próprio e da família. Jovem de 17 anos, robusto e forte, resolveu acompanhar o pai na grande tarefa de lavrar terras na cidade de Terra Rica, no estado do Paraná, nas fazendas de café, onde ganhou um bom “dinheirinho”.
    Quando ainda estava em São Paulo descobrira que possuía uma voz afinada e cantava para os amigos. Já no Paraná, convidado, aceitou cantar músicas de cantores conhecidos sertanejos nos bares, em festinhas cívicas e religiosas, para depois engrenar compromissos em casas noturnas paranaenses.
    Ainda pequeno Zé Rico apaixonou-se pelo futebol ao ponto de jogar peladas nas ruas empoeiradas de São José de Belmonte (PE) e nos campinhos improvisados da cidade de São Paulo. No Paraná não seria diferente, tanto cantava como atuava em alguns times de futebol do interior paranaense.
    Aos 20 anos, já conhecido de alguns desportistas sul-mato-grossenses, aceitou a feliz proposta de jogar no CAD (Clube Atlético Douradense), da cidade de Dourados (MS), conquanto que pudesse exercitar o seu grande dom de cantor. O projeto deu certo. Além de ter brilhantes atuações, como jogador, ao lado do zagueirão Vilela, levando o esquadrão douradense ao título de campeão daquele ano, o nosso herói alcançou um brilho bem maior como cantor, chegando a gravar um disco.
    Muitos dirigentes e empresários de equipes de futebol queriam contratar o já aplaudido “Jogador-cantor”. No final da década de 60, ZÉ RICO foi contratado pelo 21 de Abril Futebol Clube, de Fátima do Sul (MS) e, no ano seguinte, jogou no bom time da Sétima Linha Futebol Clube, da cidade de Glória de Dourados (MS).
    De volta ao Paraná, em visita aos pais, atuou, para satisfazer o desejo de inúmeros amigos, no Terra Rica Futebol Clube.
    Um dia resolveu visitar São Paulo, ver amigos, matar a saudade. No Bar do Café, tradicional reduto dos artistas e cantores sertanejos, conheceu o já afamado cantor Milionário. Prosearam, ensaiaram modas caipiras e transformaram-se, a partir de então, em dois grandes e inseparáveis amigos. As vozes, casadinhas, harmoniosas, deram vida a um duelo melodiosamente extraordinário e empolgante. Surgia assim, auriluzente, a dupla MILIONÁRIO E JOSÉ RICO, de retumbantes aplausos no Brasil e no exterior.
    O fabuloso Milionário nasceu no dia 9 de janeiro de 1940, na cidade de Monte Santo de Minas, estado de Minas Gerais.
    A aplaudida dupla sertaneja foi formada no ano de 1970 tendo, segundo dados históricos, lançado seu primeiro disco através do patrocínio de um fã da cidade de Dourados de nome Pinheiros, que tinha como apelido “Barbeiro” por ter adotado essa profissão. Logo em seguida, no início da carreira acabaram indo para o Paraná. Trabalharam em gravações comerciais. Os maiores sucessos da dupla ocorreram em 1973, emplacando o estrondoso sucesso “ESTRADA DA VIDA”.
    Anos depois, afamadíssimo, Zé Rico fixou residência em Americana (SP) onde, juntamente com o companheiro de sucesso, fundou o clube de futebol Milionário e José Rico Futebol Clube, formado por consagrados craques que atuavam em times profissionais do Estado de São Paulo, como foi o caso de Ronaldo (goleirão do Corinthians), Marquinhos (São Paulo F.C.), Modesto (Portuguesa Santista), Botu (Botucatu F.C.), Maciel (E.C. Comercial de Campo Grande-MS)) e outros.
    O timaço da dupla excursionou pelo Brasil, de ponta a ponta, obtendo expressivas vitórias, sempre acompanhando as apresentações musicais dos fabulosos cantores e reverenciados fundadores do clube. Hoje a equipe continua atuando, com brilho, em todo o interior do vasto estado de São Paulo.
    ZÉ RICO confessa que um de seus amores é a cidade de Campo Grande (MS). Vibra quando joga e canta na capital de Mato Grosso do Sul onde, com entusiasmo, recebe aplausos demorados de amigos que sempre lhe prestam homenagens, como é o caso do estimado militar da reserva Silvio Alves Santiago e do advogado Dr. Eduardo Pereira da Rosa, ambos representando a calorosa multidão de fãs da dupla em Mato Grosso do Sul, e que exibem, com extremo zelo e orgulho, a coletânea musical completa dos fabulosos e inimitáveis artistas: MILIONÁRIO E JOSÉ RICO, os “Gargantas de Ouro do Brasil”.
   
Reginaldo Alves de Araújo

Texto extraído: Suplemento Cultura de 16.08.2008 - site Academia Sul-Mato-Grossense de Letras  http://www.acletrasms.com.br


Nenhum comentário:

Obrigado por ter acessado este Blog.


O EC 21 de Abril-Master de Fatima do Sul, agradece pela a sua visita a este Blog.