segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Demétrio um técnico que deixou história no esporte de Fátima do Sul-MS

Na década de 70 o EC 21 de Abril estava empolgado com sua equipe. A cidade vivia momentos bons na sua economia; os torcedores estavam fanáticos pelo clube de seu munícipio; a rivalidade era grande com os municípios vizinhos; isto tudo, fez com que a diretoria do EC 21 de Abril formasse uma grande equipe amadora para fazer frente às equipes das cidades de Dourados, Rio Brilhante, Vicentina, Glória de Dourados, Caarapó, Deodápolis, Ivinhema, Nova Andradina e muitas outras. E para que isto acontecesse era necessário à contratação de um novo técnico de futebol, pois, na época a cidade não disponha de um técnico com qualidades para comandar a equipe vermelha e branca.

A diretoria pensou, pensou e consultou a família Amaral (recém-chegada a cidade) das possibilidades de indicação de um técnico para comandar o elenco do 21 de Abril. A resposta foi imediata por parte dos atletas Fausto e Gilberto Amaral em contratar uma pessoa conhecida por nome de Demétrio, que estava residindo no interior do Paraná na cidade de Loanda. Não demorou muito, o tal treinador já estava de mala pronta para partir até cidade de Fatima do Sul e em poucos dias o técnico Demétrio e o 21 de abril já acertavam as bases contratuais.

Daí pra frente, todos passaram a saber da história da figura legendária com quem a cidade pode conviver. Aos poucos a cidade foi conhecendo o tal treinador e familiarizando com o mesmo. Para alguns Sr. Demétrio e para outros Velho Demétrio, Negrão Demétrio e etc...  Muitos achavam que ele não era um técnico de qualidades técnicas refinadas, mas, por outro lado, a sua conduta com relação à disciplina foi o fator primordial para engrenar a equipe. As histórias ao longo do tempo foram se degustando com o técnico "linha dura" que, mesmo o atleta estando fora das quatro linhas, não podia olhar de "cara-feia" ou lhe tirar um "sarinho" que as coisas mudariam na escalação do time, na preleção e com o seu relacionamento. Este era o Velho Demétrio que todos conheciam!

Velho Demétrio, um "negrão" de personalidade forte e essência de criança; é o relato daquelas pessoas que conviveram com ele mais amigavelmente. Pessoa de fácil amizade e honesto com suas atitudes. Gostava de um "roxinho" (vinho), de ser elogiado por diretores do clube e também gostava de ser presenteado com doações de parentes de atletas. Mesmo em um caso de desvio de conduta na cidade que abalou a todos, ele não se abateu e seguiu em frente e,  os relatos foram se esboçando no conteúdo da sua história vivida no esporte desta cidade.

Francisco Demétrio de Souza, também foi técnico de outras agremiações na região e já com idade avançada retornou às suas origens e muito debilitado com sua doença (diabetes), veio a falecer por volta dos 82 anos de idade na Casa dos Idosos São Vicente de Paula na cidade de Palmital no interior de São Paulo,  no dia 28 de março de 2010. Muitos amigos lhe visitavam no internato e ele ainda relembrava dos atletas, dos amigos e dos momentos vivenciados no EC 21 de Abril de Fátima do Sul.

Na foto acima, ainda quando era atleta na equipe do EC Ebirarema-SP (no detalhe junto com o amigo Cotia).


Por Carlito Alves.

Nenhum comentário:

Obrigado por ter acessado este Blog.


O EC 21 de Abril-Master de Fatima do Sul, agradece pela a sua visita a este Blog.